terça-feira, 23 de julho de 2013

Capadocia - Rose Valley

Chegamos em Kayseri, pegamos um taxi até Goreme, aonde ficamos, foi mais ou menos 80 km. O taxista emprestou até um dicionário para nós consiguirmos falar com ele.

E chegamos no nosso hotel!! Maravilhoso!! Uma vista maravilhosa e tem um estilo muito pitoresco, acho que como toda Capadócia!!!!

Há mais ou menos 10 milhões de anos os vulcões entraram em erupção, em muitas ocasiões, expulsando toneladas de lavas e cinzas vulcânicas, que elevaram o planalto central de Anatólia até 200 m acima do nível anterior. Este material vulcânico formado por cinzas, argila, basalto, rochas e outros minerais foram-se moldando por ação dos rios, lagos, inundações, ventos e precipitações, transformando a capa superior, e configurando esta paisagem única, e exclusiva da região de Capadocia.

Vista do nosso hotel

Mas já chegamos e o recepcionista do nosso hotel nos orientou todos os tipos de passeios possíveis, para meio dia e dia inteiro! Alias era ele que fazia de tudo, guia, recepcionista, motorista, garçon e cozinheiro. Foi muito bacana!

E nosso primeiro passeio foi de cavalo, e fomos até o Rose Valley, um lugar mais lindo que o outro!

E lá em cima paramos para tomar um belo suco de laranja, afinal o calor era grande e conhecemos uma turca que nos ensinou até alguns passos de cabeça da dança do ventre. Ela foi muito carinhosa e no final nos deu um abraço tão forte que parecia que éramos da família.

A vontade de registrar tudo era grande, uma maravilha de cenário! inesquecível! Ainda bem que estávamos com guia, pois não sei se conseguiríamos chegar a todos esses lugares sozinhas. E a beleza dessa região é algo mesmo fascinante, você literalmente se sente como em um mundo completamente diferente. O único barulho que se ouve é do silêncio e da paz que vem de estar no coração da natureza.

As pessoas das aldeias esculpiam casas, igrejas e mosteiros das rochas macias de depósitos vulcânicos. Göreme tornou-se um centro monástico em 300-1200 dC.
Entrar nas casas escavadas e conhecer os vales implica subir, descer, escalar, abaixar e caminhar muito, mas vale a pena. E no meio desse caminho encontramos uma das capelas de São Jorge aonde foi filmada a novela Salve Jorge.

O passeio durou 3 horas e não preciso nem dizer que voltamos quebradas! Mas foi muito bom!!!