terça-feira, 13 de setembro de 2011

Comidas típicas da Suiça



Bom melhor que a nossa culinaria brasileira, eu acho que não tem comparação, mas aqui é muito comum a salsicha branca, chamada Wurzt e como com pão. Somente salsicha e pão!

Queijos Suicos:
Os buracos dos queijos suicos são formados pela expansão de gases produzidos por bacterias usadas no início de sua produção. Essas bacterias são as mesmas que conferem ao queijo, seu caracteristico odor.

Na Suica nao existe uma tradição gastronomica indigena, na verdade, os pratos suicos pegaram emprestado o que ha de melhor da cozinha alemã e francesa. Espertinhos hein!!
Os queijos são uma parte importante da dieta suica.
Temos aqui o Emmental e Gruyere sao combinados com o vinho branco para criar o fondue e servido com pão.


Rosti:
As batatas de Rosti (fritas) é o prato nacional da Suica alemã. Nada mais é que a batata ralada e frita e pode ser servir com um ovo frito por cima, (como o da foto) ou se ainda preferir tem bacon tambén...Quase nada calorico!!







No inverno nas estações de esqui o pessoal come muito isso, na hora do almoço!


Raclete:
Esse prato por incrivel que pareça eu comi e aprendi com minha mãe ainda no Brasil mas de um jeito bem diferente do costume daqui.
Bom aqui nada mais é que o queijo derretido e depois só jogar em cima da batata, pode adicionar qualquer tempero a gosto e manda ver!!




E não tem segredo, no mercado já vende o queijo pronto para raclete, alguns ja ven cortado no tamanho, outros uma peça toda só cortar. E tem com vários sabores, alho, bacon, picante ou natural... puro queijo. A batata também não precisa ser muito grande, no mercado também se encontra a batata para raclete, que para mim nada mais é a mesma batata, porém com o tamanho certo para caber o queijo em cima!! E tem vários tipos de aparelhos, para 2, 4, 6 e até 8 pessoas. Que é o meu aparelho.









Sempre quando vem visita do Brasil em casa esse é o prato principal!! Que aliás todos adoram!! Principalmente a minha amiga Robertinha!! rsrs



As minhas vitimas da raclete:























E lógico mais um vinho branco e bater papo a noite toda. Aliás até que os vizinhos não reclamem!!!

4 comentários:

Papais da Manu disse...

Re, em primeiro lugar, parabens pelo blog... é bem legal a gnt conhecer os costumes e as aventuras fora do país de origem! Ainda mais vc q teeeem historia pra contar! kkkk
Em segundo lugar, já q meu nome foi citado... sim.... eu adoro raclete... só não faço aqui em casa q nao sei cozinhar kkkk
Saudadeee e conta tudo pra nós... dos fofissimos patinhos repteis, do "vem q te seguro" e por ai vai!!
Te amooo

Anônimo disse...

Oi Re, que legal seu blog!!
E suas histórias não tem preço neh
rsrrsrss

Ah essas comidas dae, parecem sem muita criatividade, perto da variedade que temos aqui, hehehe

bjão amiga, t adoroo!!!

Papais da Manu disse...

Ah! Adooorei a homenagem.. tenho até uma fotinho do blog!! Ainda mais na história da raclete!! Amei!!
Olha as nossas carinhas de felizes, com a bandeirinha da Suiça e tudo!! A gnt foi muito bem recebido por nossos afilhados amados!!

Unknown disse...

não sei se ainda estão na Suiça, mas em breve me mudarei pra aí e gostaria muito q postassem mais da culinária daí