quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bern - Berna



Essa pequena cidade, tem um clima de cidade de interior, conta com aproximadamente 130.000 habitantes, esta inscrita no Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, graças ao seu patrimônio medieval urbano, que conseguiu atravessar os séculos... interessante hein!



Tem o Parlamento, é possivel fazer uma visita para conhecer a parte interna...mas ainda não consegui ir.

Berna foi fundada em 1191 pelo duque Berthold V, e de acordo com a lenda, teria dado o nome a cidade após ter dançado o lalala... (como será que foi isso??? e ninguem colocou no youtube!!! kkkk).

Após um grande incêndio em 1405, a cidade foi inteiramente reconstruída. E em 1848, a nova constituição federal faz de Berna a capital da Suiça!!! o que muita gente ainda acha que é Zurique!!!




E é atravessada pelo rio Aare.








E existiam ursos em Berna durante séculos, e por isso até hoje o Urso é o simbolo da cidade!!







Foi construido um novo local para os ursos, em 2009 vieram 2 filhotes que foram um presente oficial da Rússia...





Mischa e Mascha. Eles são uma graça!

















O famoso relógio de Berna - Zytglogge

Esse também é uma das grandes atrações turística de Berna,

Alguns minutinhos antes de completar a hora, o galo canta pela primeira vez. Depois o bobo da corte toca os sinos e os ossos nos pés de Cronos, que também giram. O galo canta de novo e no passar da hora Cronos gira o relógio de areia que ele carrega na sua mão, conta as batidas do sino.

Mas tudo isso é muito rápido, se bobear quase não dá tempo de ver, dai se não ver só na próxima hora. Sempre esta cheio de turistas lá e quando o relógio toca então são cliques e mais cliques, é engraçado!!!
























Casa do Einstein:







Depois que você conheceu toda história do relógio e ver todo o seu funcionamento dai é só descer um pouquinho, fica na mesma rua (Kramgasse), e lá encontra a Casa do Eintein (Einstein-Haus), ele elaborou a famosa teoria da relatividade, e é um museu muito visitado.

Já levei muita gente lá só para passar na frente e tirar aquela foto básica, mas entrei uma vez só com o João (2009), a gente não tinha nada para fazer naquela tarde e fomos la visitar.

Lá dentro tem fotos, alguns documentos originais e algumas roupas. E a casa continua montada do jeito que ele vivia na época. Para quem gosta vale uma visitinha, é rápida e custa 8 francos.












E do lado da casa tem agora o Einstein Café, depois de tanta teoria um cafézinho vai sempre bem!











Nenhum comentário: